A Pesquisa Genia/Quaest de 2023, divulgada nesta quarta-feira (16/8), um dia após o apagão que atingiu todos estados(com exceção de Roraima), a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a crescer chegando a 60%, porém o fato político faz a pesquisa “caducar” antes do tempo, se fizer um novo levantamento os números captados certamente serão diferentes.

De acordo com o levantamento da Quaest Consultoria e Pesquisa, a melhora dos indicadores do presidente está relacionada à percepção sobre a economia. Para 34% dos entrevistados, a economia melhorou nos últimos 12 meses. E, para 59%, ela vai continuar melhorando nos próximos 12 meses. Entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 35% estão otimistas.

Conforme os dados da pesquisa encomendada pela Genial Investimentos para a Quaest, a aprovação do presidente registrou maior crescimento no Sul, região reconhecidamente antipetista, onde a aprovação subiu 11 pontos percentuais entre junho e agosto, passando de 48% para 59%. No Sudeste, a aprovação passou de 51% para 55% na mesma base de comparação. Enquanto isso, a reprovação de Lula entre os eleitores do Sul recuou de 49% para 38%.
Entre os eleitores evangélicos, cuja maioria votou majoritariamente em Bolsonaro, a aprovação superou a desaprovação, pela primeira vez na série, passando para 50% e 46%, respectivamente.