A pesquisa qualitativa utiliza o método de entrevista em profundidade. Através dos grupos de discussões focais (Focus Groups), cujo perfil é selecionado, um moderador conduz a discussão objetivando a extrair dos participantes, de forma livre e espontânea, suas percepções e opiniões acerca do tema proposto.

PESQUISA ELEITORAL

• Conhecer os eleitores, mapeando suas demandas e frustrações;
• Que meios são possíveis para atingir os eleitores;
• Compreender a percepção acerca do quadro político, apontando aspectos positivos e negativos;
• Avaliar a imagem dos candidatos e as razões para votar ou não votar (fortalezas, debilidades e antídotos);
• Aferir a avaliação de proposta e programas de governo;
• Elaboração dos traços macro das estratégias política e discursiva;
• Subsídios para elaboração de peças de propaganda;
• Entender como acontece o processo de decisão do voto;
• Entender como a propaganda política influencia a avaliação do governo e a decisão do voto;
• Entender qual o papel dos formadores de opinião no processo de persuasão eleitoral;
• Acompanha o processo persuasivo. Expõe a linha de raciocínio do eleitor (teste de argumentação);
• Avaliação das estratégias discursivas divulgadas pelas propagandas políticas (do candidato e de seu adversário).

PESQUISA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

• Conhecer a população, mapeando suas demandas e frustrações;
• Compreender a percepção acerca do quadro Administrativo, apontando aspectos positivos e negativos;
• Identificar expectativas com relação à solução dos problemas sociais;
• Como a mídia influencia a avaliação de governo;
• Entender qual o papel dos formadores de opinião na avaliação de governo;
• Acompanhar minuciosamente o processo de avaliação de governo (linha de raciocínio da opinião pública);
• Avaliação das estratégias discursivas divulgadas por adversários;
• Subsídios para criação e consolidação da marca de governo;
• Informação sobre que programas de governo divulgar;
• Adaptação do governo à demanda

A pesquisa eleitoral representa um dos principais ativos de planejamento e direcionamento para uma campanha política. Sem ela, seria difícil planejar a campanha e determinar o posicionamento do candidato, suas propostas de governo, suas alianças, dentre outros elementos. Ou seja, toda estratégia de marketing do partido e do candidato deve ser pautada em informações obtidas nessas pesquisas junto ao eleitorado. Isso a torna indispensável.

“Não basta ter o perfil desejado, é preciso associar sua imagem a ele antes do adversário”