Antecipe o ciclo de idéias e aspirações que predominarão no momento da eleição, e durante o exercício do cargo administrativo. O Planejamento Estratégico Situacional é eficaz para situações de poder compartilhado e interesse de grupos sociais. A atividade de planejar refere-se a um processo social dinâmico e criativo, do qual pretende captar a dinâmica, constituindo-se como um plano contínuo, encadeado de forma sistemática. Surge a necessidade do PES, como uma forma de operacionalizar uma gestão democrática e participativa.

PES (CAMPANHAS ELEITORAIS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA)

• Para que dizer (objetivo);
• O que dizer (mensagem);
• A quem dizer (público alvo);
• Quais meios dizer (canais de comunicação);
• Onde dizer (locais sociogeográficos);
• Com que frequência dizer;
• Como dizer (a forma);
• Avaliação e posicionamento estratégico (menor espaço para embate direto);
• Movimentação tática (embate direto);
• Como bem combinar a estratégia de campanha com a dos aliados;
• Como ampliar a votação sem perder as bases já existentes;
• Triângulo de governo: Plano de Governo, Capacidade de Governo e Governabilidade;
• Identificar demanda de logística da campanha e como supri-las;
• Materiais, recursos humanos, serviços;
• Avaliar preços e custo-benefício;
• Adequação de meios e recursos;
• Definir claramente objetivos, metas e tarefas;
• Administração da Demanda
• Definir etapas com tarefas, responsabilidades e recursos.

“O político é capaz de prever o que acontecerá amanhã, no próximo mês e no ano que vem, e de explicar depois porque não aconteceu”