Consiste na constatação momentânea da realidade através da quantificação das variáveis a serem estudadas. A metodologia desenvolvida através da Compasso Pesquisa(Pesquisa de Prospecção), consiste em amostras estratificadas, por bairros ou zona, visando reduzir a heterogeneidade dentro da amostra, com isso melhorar a precisão das estimativas.
PESQUISA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
• Para satisfazer anseios é necessário conhecê-los;
• Acompanhar a evolução da opinião da população sobre a administração (Avaliação Periódica);
• Estabelecer estratégias/prioridades administrativas;
• Foco na consolidação da imagem;
• Identificar pontos positivos (potencializá-los);
• Identificar quais os pontos fracos (eliminá-los, neutralizá-los, minimizá-los);
• Estabelece causalidade e relacionamento entre as variáveis (Adm Pública x Desempenho eleitoral);
• A “prospecção” dos dados (mapear demandas e frustrações), permite raio de ação para satisfazer a opinião pública, e chegar bem no processo eleitoral (custo benefício elevado);
• Avaliar diversos setores da administração; secretarias e a imagem dos secretários
• É preciso fazer pesquisa quando as coisas vão bem: É na calmaria que deve haver a preparação para enfrentar a tempestade;
• Cuidado. Quem lhe ajuda passando por cima da ética pode ser anti-ético com você (os resultados são obtidos para constatar e não agradar clientes).
PESQUISA ELEITORAL
• Conhecimento do eleitorado (chegar na frente na corrida eleitoral);
• Planejamento de Campanha;
• Posicionamento Estratégico de campanha;
• Foco na competição;
• Identificar quais pontos positivos do candidato? (como potencializá-los);
• Identificar quais são os pontos fracos? (como eliminá-los, neutralizá-los, minimizá-los);
• Acompanhamento dos eleitores fiéis;
• Acompanhamento dos eleitores indecisos;
• Acompanhamento dos eleitores de outros candidatos (migração de votos);
• Quem são os concorrentes, como eles estão sendo aceitos pelo eleitorado (quais seus pontos fracos);
• Identificar os possíveis aliados, sua atuação, sua influência, que repercussão positiva ou negativa pode ter esta aliança? Quantos votos podem ser obtidos com tal aliança;
• Uso da pesquisa em momentos especiais: suspeita de queda na intenção de voto
• Através do método de prospecção(estratificação dos dados) é mapeado o desempenho eleitoral do candidato.
PESQUISA DE MERCADO
• Descobrir o que querem os consumidores;
• Viabilidade o produto;
• Estabelecer metas e estratégias mercadológicas;
• Ajuda na tomada de decisões seguras (reduzir custo e limitar riscos com produtos que os consumidores não vão comprar;
• Detectar espaços abertos e ocupar esses espaços;
• Investigar e interpretar os resultados obtidos;
• Foco na competição e consolidação de imagem;
• Ajustar a oferta da organização às demandas;
• Medidas para fazer o produto chegar aos mercados definidos;
• Indispensável para indicar melhorias necessárias em sua empresa;
As pesquisas qualitativas são feitas Brasil afora para medir, no detalhe, sentimentos de eleitores diante de uma infinidade de situações e perguntas. Independente dos clientes que contratam empresas de pesquisas e seus interesses, as ‘qualis” revelam pensamentos de indivíduos que ajudam tanto um candidato a moldar melhor o discurso de acordo com sua estratégia quanto a um governo ou marca bebida a se comunicar melhor com cidadãos clientes.
“A melhor forma de conquistar/seduzir o eleitor é ser o primeiro a chegar”